terça-feira, 26 de novembro de 2013

Seminário OAB e Judiciário pela inclusão da pessoa com deficiência

ww.danielmassaneiro.com.br 
01:39 (18 horas atrás)
para
 
Destruir barreiras e abrir novos caminhos. Este é o tema do evento "Seminário OAB e Judiciário pela inclusão da pessoa com deficiência", que irá reunir a OAB Paraná e Judiciário no próximo dia três de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Dentro do contexto da data, a Comissão de Acessibilidade da Seccional, presidida pela advogada Berenice Reis Lessa, promove um debate acerca dos direitos à inclusão pela reserva de vagas nos concursos públicos, à acessibilidade no processo judicial eletrônico, e, ainda, a inclusão para o exercício da cidadania através do direito de voto.
 
O evento será realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O seminário também terá a participação de pessoas com deficiência socialmente integradas, que trarão seus depoimentos ao evento, abordando os seus processos de inclusão, as barreiras enfrentadas, suas conquistas e vitórias. Haverá interpretação em LIBRAS durante os debates.
 
A questão do cuidador informal da pessoa com deficiência e idosa e a de seus familiares no atendimento domiciliar através do programa de saúde Home Care, também serão discutidos. O objetivo é trazer à reflexão os aspectos sócios jurídicos do tema.
 
“O envelhecimento da população brasileira, de acordo com o último censo do IBGE, está em franco crescimento e demanda a atenção do Poder Público. Cabe a nós, OAB, ao Judiciário e a outras instituições civis, estabelecer essa discussão sobre a pessoa do cuidador familiar, com a finalidade de conhecer melhor essa realidade e contribuir com propostas para a construção de políticas públicas do interesse da coletividade”, sustenta a presidente da Comissão de Acessibilidade, Berenice Lessa.
 
Os interessados em participar devem se inscrever com antecedência pelo site da Seccional, seção Eventos. A inscrição é gratuita. 

Seminário OAB e o Judiciário pela Inclusão da Pessoa com Deficiência
 INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI    
 
- - -

Concernentemente,

Daniel Massaneiro

www.danielmassaneiro.com.br

Presidente do Instituto Brasileiro das Pessoas com Deficiência em ação - IBDa

Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná - ADEVIPAR
 

Nenhum comentário:

Mara Gabrilli eleita para Comissão da ONU sobre Direitos das Pessoas com...

Publicado em 12 de jun de 2018 Deputada federal do estado de São Paulo, no Brasil, Mara Gabrilli, recebeu 103 votos para integrar o ...