terça-feira, 7 de maio de 2013

Romeu Sassaki, lembrando do próximo dia internacional da pessoa com deficiência, a ser comemorado em 03 de dezembro de 2013.


LEOMAR MARCHESINI ZURAVSKI por  googlegroups.com 
19:39 (3 horas atrás)
para respeito-e-dig.
Prezados

Muito oportuna a matéria do nosso amigo Romeu Sassaki, nos lembrando do próximo dia internacional da pessoa com deficiência, a ser comemorado em 03 de dezembro de 2013.
No ano de 2012 fizemos um evento comemorativo, meio resolvido às pressas, sem tempo para muitas participações que seriam enriquecedoras. Neste ano de 2013 poderemos começar desde já a organização deste evento. De minha parte, ofereço o auditório do Campus Garcez, onde nos reunimos ano passado, TOTALMENTE ACESSÍVEL, com toda a infraestrutura de som e equipamentos, sem nenhum custo. Poderemos utilizá-lo nos períodos da manhã e tarde, e até noite se desejarmos.
Eu sugiro que criemos uma comissão organizadora deste encontro de 03 de dezembro, de forma que, cada um assuma responsabilidade diante de um item do evento. Começaríamos indicando nomes de instituições que seriam convidadas a participar diretamente, cedendo palestrantes ou trazendo números artísticos ou ainda peças para exposição de artes plásticas. Me ofereço para iniciar este trabalho, bem como o local para realizarmos nossas reuniões, no Campus Tiradentes 131, Centro, local com toda acessibilidade.

Agradeço a atenção e aguardo suas respostas.

Grande abraço


Profª Leomar Marchesini
Coordenadora do SIANEE
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
41| 2102-3372
41| 9169-5969

O inacessível é inaceitável.

Centro Universitário UNINTER
Unidade Tiradentes
Rua Saldanha Marinho, 131, 3º andar - Centro - Curitiba PR

 Descrição: cid:image005.png@01CD3EB1.14CF0EE0

De: respeito-e-dignidade@googlegroups.com [mailto:respeito-e-dignidade@googlegroups.comEm nome de João Carlos Cascaes
Enviada em: terça-feira, 7 de maio de 2013 10:01
Para: respeito-e-dignidade@googlegroups.com
Assunto: [SPAM]: (Respeito-Dignidade) ENC: "Quebrem Barreiras, Abram Portas: Por uma Sociedade Inclusiva para Todos"



De: Regiane De Cassia Ruivo Maturo [mailto:Regiane.Maturo@sesipr.org.br]
Enviada em: terça-feira, 7 de maio de 2013 08:56
Assunto: "Quebrem Barreiras, Abram Portas: Por uma Sociedade Inclusiva para Todos"

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: 3 de dezembro de 2013
Tema de 2013:
“Quebrem Barreiras, Abram Portas: Por uma Sociedade Inclusiva para Todos”
Tradução: Romeu Sassaki, 26/4/2013
Mais de 1 bilhão de pessoas ou 15% da população mundial vivem com deficiência - o maior grupo do mundo em situação de maior desvantagem -, a maioria das quais está em países em desenvolvimento! Por todo o mundo, pessoas com deficiência enfrentam barreiras físicas, sociais, econômicas e atitudinais que as excluem da participação plena e efetiva como membros iguais da sociedade.
Elas estão representadas desproporcionalmente entre as mais pobres do mundo e carecem de acesso igual aos recursos básicos, tais como educação, emprego, cuidados de saúde e sistemas de proteção social e legal, assim como apresentam o índice mais alto de mortalidade. A despeito desta situação, a deficiência permaneceu bastante invisível na agenda de desenvolvimento geral e em seus processos.
O movimento internacional de pessoas com deficiência realizou um avanço extraordinário em 2006 com a adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). A CDPD se seguiu a décadas de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) para mudar atitudes e abordagens à deficiência, trabalho esse que asseguraria a participação plena e equiparada de pessoas com deficiência na sociedade. A CDPD foi concebida como um instrumento de direitos humanos com uma dimensão explícita de desenvolvimento. Contudo, para efetivar a equiparação e a participação para pessoas com deficiência, elas precisam ser incluídas em todos os processos de desenvolvimento e, agora com maior importância, na nova e emergente estrutura de desenvolvimento pós-2015.                
A Assembleia Geral da ONU ressalta que a verdadeira realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e de outros objetivos de desenvolvimento internacionalmente acordados, requer a inclusão e a integração dos direitos, do bem-estar e da perspectiva de pessoas com deficiência nos esforços de desenvolvimento nos níveis nacionais, regionais e internacional.
Voltada a tais objetivos, a Assembleia decidiu, em 2011, convocar a Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento (Randd) para Chefes de Estado e Governos sob o tema "Caminho para a Frente: Uma Agenda de Desenvolvimento Incluindo a Deficiência Rumo a 2015 e Além". A Randd propiciará uma oportunidade histórica para incluir a deficiência na agenda mundial rumo à estrutura de desenvolvimento pós-2015, que traduza o compromisso internacional por uma sociedade que inclua a deficiência em ações concretas e mudanças reais básicas na vida de pessoas com deficiência.      
A escolha do dia 23 de setembro de 2013 para a Randd é estratégica: acontecerá cinco anos após a entrada em vigor da CDPD, dois anos após o lançamento do Relatório Mundial sobre a Deficiência e dois anos antes de 2015 (a data-alvo para conclusão dosODM) e, consequentemente, o início da agenda pós-2015 e das novas prioridades de desenvolvimento. 
Os resultados da Randd terão o formato de um documento conciso, orientado a ações, que constituirá um guia de políticas e fortalecerá os esforços mundiais para assegurar a acessibilidade para pessoas com deficiência e a inclusão delas em todos os aspectos da sociedade e do desenvolvimento.
É hora de quebrar barreiras e abrir portas:
para construir uma sociedade inclusiva para todos!
Perto do dia 3 de dezembro de 2013 - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (DIPD) - teremos o documento da Randdcontendo um plano para ações e uma plataforma ideal para deslanchar esforços mundiais a fim de ajudar na efetivação da participação plena e equiparada das pessoas com deficiência na sociedade e moldar o futuro do desenvolvimento para todos!
O que vocês podem fazer pelo DIPD em 2013?
Incluam: Propiciando oportunidades para a participação de todos os agentes intervenientes – governos, sistema da ONU, sociedade civil e organizações de pessoas com deficiência – a fim de focalizar questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência no desenvolvimento, como beneficiárias e protagonistas.
Organizem: Realizando fóruns, debates públicos e campanhas informativas para ajudar a encontrar caminhos e meios inovadores pelos quais as pessoas com deficiência e suas famílias possam ser incluídas na sociedade e nos planos de desenvolvimento.
Celebrem: Planejando e promovendo eventos em toda parte para expor – e celebrar – as contribuições feitas por pessoas com deficiência na condição de protagonistas de transformação e desenvolvimento nas comunidades em que elas moram.





Regiane Ruivo Maturo
Responsabilidade Social
Sesi

Nenhum comentário:

Isenção na compra de carros - novas regras - solicitação via internet

http://www.forumcarros.com.br/index.php?/topic/9538-sisen-para-pcd/ http://radardabahia.com.br/noticia/39286,novas-regras-deficientes-ago...