domingo, 13 de maio de 2012

Órteses, próteses e o SUS


Saúde do deficiente

Relacionados
Órteses e próteses
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente equipamentos sensoriais e de locomoção ao brasileiro com deficiência. Estão à disposição dos pacientes dezenas de tipos de próteses (utilizadas como substitutas de membros e articulações do corpo), órteses (aparelhos que servem para alinhar ou regular determinadas partes do corpo) e aparelhos para auxiliar no deslocamento do dia a dia.
O SUS oferece atendimento em diversas especialidades como oftalmologia (com a oferta de lupas, lentes e óculos especiais para determinadas enfermidades), otorrinolaringologia (com aparelhos auditivos e de amplificação da voz) e ortopedia (com cadeiras de rodas, muletas, palmilhas e próteses de membros inferiores e superiores), entre outras.
O atendimento ao cidadão com deficiência também inclui o trabalho de reabilitação e o acompanhamento de sua evolução com a realização de exames periódicos. Os pacientes que necessitam de algum tipo de equipamento de auxílio para a sua condição médica é encaminhado para os centros de referência ou hospitais com a devida especialização em suas regiões ligados ao SUS.
Após passar pelas avaliações consideradas necessárias pelos médicos, o paciente recebe o tratamento e os equipamentos auxiliares requisitados sem qualquer custo.
Desde 2012, os cadeirantes brasileiros contam com o serviço de adaptação das cadeiras de rodas. O paciente que não consegue utilizar a cadeira de roda padrão fornecida pelo SUS tem o auxílio da rede pública para financiar as devidas alterações. 
No Portal da Saúde, o cidadão poderá encontrar os equipamentos fornecidos nas unidades de reabilitação. 

Nenhum comentário:

Mara Gabrilli eleita para Comissão da ONU sobre Direitos das Pessoas com...

Publicado em 12 de jun de 2018 Deputada federal do estado de São Paulo, no Brasil, Mara Gabrilli, recebeu 103 votos para integrar o ...