segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Brasilianas.org desta segunda-feira (17), as 22h, discutirá, ao vivo, as políticas voltadas para as pessoas com deficiência.

Portal Luis Nassif

Uma mensagem a todos os membros de Portal Luis Nassif
O Brasilianas.org desta segunda-feira (17), as 22h, discutirá, ao vivo, as políticas voltadas para as pessoas com deficiência. Serão abordadas as políticas e programas para o atendimento e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência; a questão da educação especial e a educação regular; e qual o patamar em que o país se encontra com relação ao acesso de tecnologias que facilitam a mobilidade e a vida dessas pessoas.
No estúdio da TV Brasil em São Paulo, o jornalista Luis Nassif recebe a professora da PUC-RJ e consultora da Federação Nacional das Apaes, Rosita Edler de Carvalho; a Procuradora-Geral da República, Eugênia Augusta Gonzaga; e o paratleta Lucas Ito.
Clique aqui para enviar sua pergunta.




De acordo com informações do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o país tem atualmente 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. E embora tenham sido criados 6,5 milhões de postos de trabalho com carteira assinada, entre 2007 e 2008, dados do Ministério do Trabalho mostram que o número de trabalhadores com deficiência caiu 12% durante o mesmo período. Além disso, cerca de 42,8 mil vagas para portadores de deficiência foram fechadas.

Além de não cumprirem a lei que, desde 1991, obriga as empresas com mais de cem funcionários de terem, no mínimo, 2% do quadro composto por trabalhadores com deficiência, muitas justificaram o fato alegando que boa parte das pessoas com deficiência não possuem qualificação para assumirem as vagas disponíveis. O problema da inclusão no âmbito das deficiências não atinge apenas o trabalho, mas também o ambiente escolar, que, desde 2008, se depara com um novo paradigma acerca da definição conceitual de deficiência. Em tratado da ONU, de 2008, e que foi adotado pelo Brasil como norma constitucional, a definição de deficiência deixa de ser somente clínica e técnica, e passa a incorporar a questão da funcionalidade. Isto é, o quanto a sociedade disponibiliza ao portador de deficiência, em termos de tecnologias de acessibilidade, é que define o grau de deficiência da pessoa.

Quando: hoje, 17/10 - 22h (ao vivo)
Onde: TV Brasil

UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net - Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV - Canal 116
TVA digital - Canal 181


Visite Portal Luis Nassif em: http://www.luisnassif.com/?xg_source=msg_mes_network

Nenhum comentário:

Mara Gabrilli eleita para Comissão da ONU sobre Direitos das Pessoas com...

Publicado em 12 de jun de 2018 Deputada federal do estado de São Paulo, no Brasil, Mara Gabrilli, recebeu 103 votos para integrar o ...