segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Brasilianas.org desta segunda-feira (17), as 22h, discutirá, ao vivo, as políticas voltadas para as pessoas com deficiência.

Portal Luis Nassif

Uma mensagem a todos os membros de Portal Luis Nassif
O Brasilianas.org desta segunda-feira (17), as 22h, discutirá, ao vivo, as políticas voltadas para as pessoas com deficiência. Serão abordadas as políticas e programas para o atendimento e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência; a questão da educação especial e a educação regular; e qual o patamar em que o país se encontra com relação ao acesso de tecnologias que facilitam a mobilidade e a vida dessas pessoas.
No estúdio da TV Brasil em São Paulo, o jornalista Luis Nassif recebe a professora da PUC-RJ e consultora da Federação Nacional das Apaes, Rosita Edler de Carvalho; a Procuradora-Geral da República, Eugênia Augusta Gonzaga; e o paratleta Lucas Ito.
Clique aqui para enviar sua pergunta.




De acordo com informações do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o país tem atualmente 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. E embora tenham sido criados 6,5 milhões de postos de trabalho com carteira assinada, entre 2007 e 2008, dados do Ministério do Trabalho mostram que o número de trabalhadores com deficiência caiu 12% durante o mesmo período. Além disso, cerca de 42,8 mil vagas para portadores de deficiência foram fechadas.

Além de não cumprirem a lei que, desde 1991, obriga as empresas com mais de cem funcionários de terem, no mínimo, 2% do quadro composto por trabalhadores com deficiência, muitas justificaram o fato alegando que boa parte das pessoas com deficiência não possuem qualificação para assumirem as vagas disponíveis. O problema da inclusão no âmbito das deficiências não atinge apenas o trabalho, mas também o ambiente escolar, que, desde 2008, se depara com um novo paradigma acerca da definição conceitual de deficiência. Em tratado da ONU, de 2008, e que foi adotado pelo Brasil como norma constitucional, a definição de deficiência deixa de ser somente clínica e técnica, e passa a incorporar a questão da funcionalidade. Isto é, o quanto a sociedade disponibiliza ao portador de deficiência, em termos de tecnologias de acessibilidade, é que define o grau de deficiência da pessoa.

Quando: hoje, 17/10 - 22h (ao vivo)
Onde: TV Brasil

UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net - Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV - Canal 116
TVA digital - Canal 181


Visite Portal Luis Nassif em: http://www.luisnassif.com/?xg_source=msg_mes_network

Nenhum comentário:

Mara Gabrilli - Conheçam o Portal do Livro Acessível, uma nova plataforma que chegou para garantir às pessoas com deficiência visual o direito de ter acesso às obras literárias.

Pelo direito à leitura  📚 Conheçam o Portal do Livro Acessível, uma nova plataforma que chegou para garantir às pessoas com deficiênci...