terça-feira, 12 de julho de 2011

Um pedido de socorro - como agir?

Subject: PESSOA COM DUPLA DEFICIÊNCIA

Prezados amigos

Estou acompanhando o caso de um aluno de nossa IES, formando do Curso de Comércio Exterior, modalidade a distância, com uma antena do UNINTER instalada em sua casa. É homem de 45 anos, muito inteligente, bem falante, voz de radialista, pessoa com dupla deficiência, sendo deficiência visual total e uma enfermidade chamada espondilite anquilosante, que o mantém com vida restrita ao leito. Seu nome é Robinson e é da aeronáutica.  Nestas circunstâncias tem vida 100% dependente.
Até o momento vive no apartamento de sua irmã, na companhia da mesma e de uma sobrinha. Tem uma cuidadora durante o dia. Acontece que a irmã resolveu mudar-se para o exterior com a filha. E o Robinson está desesperado, porque não pode ficar sozinho. A moça (profissional muito bem remunerada até onde sabemos ganha 10.000 por mês), viajará na quinta feira. O Robinson quer ir embora para o Rio de Janeiro, morar com uma esposa ou ex esposa e uma filha que tem lá. Mas só pode viajar deitado, visto que não senta. E está sem recursos financeiros.
Minha cabeça está fervendo e por isto peço ajuda. A irmã pode fazer isto com ele? Não é abandono de pessoa com deficiência? A aeronáutica não pode amparar este homem? Não há um local para acolhe-lo? O Ministério Público, FAS, e outros órgãos públicos poderiam ajudar? Por onde começar? Qual o caminho das pedras?
Inclusive se ele não se formar, em gabinete, ele perde o curso todo que fez. A formatura é obrigatória.
Aguardo suas respostas e agradeço desde já. Me ajudem a pensar.  
Grande abraço

Profª Leomar Marchesini
Coordenadora do SIANEE
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
41| 2102-3372
41| 9169-5969

Grupo Educacional UNINTER
Unidade Tiradentes
Rua Saldanha Marinho, 131, 3º andar - Centro - Curitiba PR

 

Nenhum comentário:

Mara Gabrilli eleita para Comissão da ONU sobre Direitos das Pessoas com...

Publicado em 12 de jun de 2018 Deputada federal do estado de São Paulo, no Brasil, Mara Gabrilli, recebeu 103 votos para integrar o ...