terça-feira, 12 de julho de 2011

Um pedido de socorro - como agir?

Subject: PESSOA COM DUPLA DEFICIÊNCIA

Prezados amigos

Estou acompanhando o caso de um aluno de nossa IES, formando do Curso de Comércio Exterior, modalidade a distância, com uma antena do UNINTER instalada em sua casa. É homem de 45 anos, muito inteligente, bem falante, voz de radialista, pessoa com dupla deficiência, sendo deficiência visual total e uma enfermidade chamada espondilite anquilosante, que o mantém com vida restrita ao leito. Seu nome é Robinson e é da aeronáutica.  Nestas circunstâncias tem vida 100% dependente.
Até o momento vive no apartamento de sua irmã, na companhia da mesma e de uma sobrinha. Tem uma cuidadora durante o dia. Acontece que a irmã resolveu mudar-se para o exterior com a filha. E o Robinson está desesperado, porque não pode ficar sozinho. A moça (profissional muito bem remunerada até onde sabemos ganha 10.000 por mês), viajará na quinta feira. O Robinson quer ir embora para o Rio de Janeiro, morar com uma esposa ou ex esposa e uma filha que tem lá. Mas só pode viajar deitado, visto que não senta. E está sem recursos financeiros.
Minha cabeça está fervendo e por isto peço ajuda. A irmã pode fazer isto com ele? Não é abandono de pessoa com deficiência? A aeronáutica não pode amparar este homem? Não há um local para acolhe-lo? O Ministério Público, FAS, e outros órgãos públicos poderiam ajudar? Por onde começar? Qual o caminho das pedras?
Inclusive se ele não se formar, em gabinete, ele perde o curso todo que fez. A formatura é obrigatória.
Aguardo suas respostas e agradeço desde já. Me ajudem a pensar.  
Grande abraço

Profª Leomar Marchesini
Coordenadora do SIANEE
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
41| 2102-3372
41| 9169-5969

Grupo Educacional UNINTER
Unidade Tiradentes
Rua Saldanha Marinho, 131, 3º andar - Centro - Curitiba PR

 

Nenhum comentário:

Mara Gabrilli - Conheçam o Portal do Livro Acessível, uma nova plataforma que chegou para garantir às pessoas com deficiência visual o direito de ter acesso às obras literárias.

Pelo direito à leitura  📚 Conheçam o Portal do Livro Acessível, uma nova plataforma que chegou para garantir às pessoas com deficiênci...