sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O mercado de Trabalho

O Paraná é um dos estados com o menor índice de cumprimento da Lei 8.213 (de 24 de julho de 1991), que obriga as empresas com cem ou mais empregados a reservar de 2% a 5% de suas vagas a deficientes. É o que aponta um relatório ela­­borado pelo Espaço da Cida­­da­­nia – uma ação voluntária criada em 2001, para defender os direitos dos deficientes –, com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do ano de 2008.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1032734&tit=Mao-de-obra-subutilizada

Segundo estimativas do Ministério do Trabalho e Em­­prego, no Brasil existem 851 mil vagas reservadas para portadores de necessidades especiais, mas apenas 28% delas foram preenchidas. De acordo com a consultora Andrea Goldschmidt, outro fator que contribui para esse quadro é a falta de pessoas com experiência e qualificação. “Apesar da existência da lei, é importante lembrar que estamos falando de mercado, e que as empresas querem funcionários qualificados”, aponta.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1032735&tit=Apenas-28-das-vagas-sao-preenchidas-no-Brasil

Um dos principais pontos citados pelos especialistas para a baixa inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é a falta de acessibilidade, não apenas nas empresas, mas também nas ruas, no trajeto até o trabalho. De acordo com o arquiteto Ricardo Mesquita, a principal causa da falta de acessibilidade é a ausência de observação, cumprimento e fiscalização da legislação. “A Portaria n.o 3.284 de 2003, do Ministério da Educação, estabeleceu prazo de 90 dias para que os estabelecimentos de ensino superior cumprissem uma série de requisitos de acessibilidade, sob pena de suspensão do credenciamento. Mas nem tudo foi cumprido”, afirma.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1032737&tit=Falta-de-acessibilidade-dificulta-inclusao

Nenhum comentário:

II FORUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - OAB DIA 13-6-2018

ONVITE II FÓRUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Excelentíssimos (as) Senhores(as) ...